Gestão de manutenção industrial: principais tópicos

Você sabe como funciona o trabalho de gestão da manutenção industrial? Considerando que a manutenção é um conjunto de cuidados e procedimentos técnicos que visam o bom funcionamento e reparo de máquinas e equipamentos, o setor ou profissional de gestão destes procedimentos é responsável por gerir todos os processos que envolvem a manutenção. Sendo assim, a gestão de manutenção industrial tem como principais objetivos:

  • Reduzir ao máximo paradas e interrupções na produção causadas por falhas em máquinas e equipamentos;
  • Antecipar falhas potenciais;
  • Aumentar a vida útil dos equipamentos e maquinário;
  • Preservar a disponibilidade das máquinas;
  • Otimizar o uso dos recursos e diminuir riscos aos trabalhadores;
  • Gerenciar estoque de insumos para manutenção, como peças, óleos e componentes eletrônicos;
  • Eliminar de forma eficiente problemas na operação dos equipamentos.

A importância de uma gestão de manutenção industrial eficiente

A manutenção industrial possui uma função estratégica e fundamental para uma organização, já que garante a segurança das operações e ritmo adequado na manutenção, buscando reduzir ao máximo atrasos e desperdícios que afetam diretamente o lucro da empresa. Além disso, a gestão de manutenção também é impactada pelas normas certificadoras de qualidade, como a ISO 9001.

Uma gestão inadequada na manutenção industrial pode ocasionar uma série de problemas para a empresa, tais como: perdas de equipamentos, custos inesperados com manutenção não-programada, danos ambientais, horas paradas do operador, desperdício de matéria-prima, acidentes de trabalho e muitos outros.

Quais são os principais tipos de manutenção industrial?

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva visa prever eventuais falhas e paradas por meio de revisões periódicas, que incluem troca de peças, lubrificação, limpeza e testes de performance e segurança.

Manutenção preditiva

No caso da manutenção preditiva, são realizadas técnicas de análise, utilizando meios de supervisão centralizados ou amostragem, buscando reduzir a frequência da manutenção preventiva com base em históricos e relatórios de cada máquina.

Manutenção detectiva

Este tipo de manutenção utiliza sistemas computadorizados para testar os componentes dos equipamentos, buscando encontrar falhas ainda em sua fase inicial que possam ter passado despercebidas pelos operadores.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva visa “consertar” a falha quando ela já apresenta falha. Quando o problema não apresenta riscos ao trabalhador ou à produção, é possível realizar a manutenção corretiva de forma programada. Mas, quando o equipamento oferecer algum risco maior ao operador ou ambiente, a manutenção corretiva deve ser feita o quanto antes.

Manutenção Produtiva Total (MPT)

A Manutenção Produtiva Total, também conhecida como MPT, é aquela que acontece quando os colaboradores são envolvidos no processo de conservação e manutenção dos equipamentos, passando por treinamentos constantes e periódicos.

EKTOR Engenharia, sua melhor escolha em serviços industriais

Conta com profissionais altamente capacitados e equipamentos de última geração para garantir os resultados que você tanto deseja na sua indústria ou construção: a EKTOR Engenharia, com 50 anos de atuação no setor, oferece as melhores soluções e serviços de manutenção mecânica, refratários, isolantes térmicos, proteção passiva, montagem de tubulações e muito mais, atendendo suas demandas industriais com qualidade e profissionalismo incomparáveis.

Fale conosco hoje mesmo: acesse o site da EKTOR Engenharia clicando aqui e conheça mais sobre nossos serviços e soluções industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *