Soldagem industrial: como funciona e quais são as aplicações?

A soldagem é o processo de união de materiais (em sua maioria, metais) com maior importância no ponto de vista industrial, já que é utilizada frequentemente na fabricação e recuperação de estruturas metálicas, equipamentos, maquinário e redes de tubulação. Sua aplicação engloba desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas como pontes e navios, sendo um processo vital em diversas áreas industriais: metalmecânica, civil, ferroviária, aeronáutica, automobilística e metalúrgica.

A solda garante a união dos materiais de forma permanente, tendo como princípio a ação das forças em escala atômica e usando como referência a composição do material a ser unido. Existem diversos tipos de soldagem industrial, que evoluíram muito nos últimos anos e se desenvolveram como técnicas adequadas para cada tipo de junção dos metais e suas respectivas finalidades. Além disso, existem vários processos diferentes na soldagem, o Eletrodo Revestido, TIG, MIG e Oxigás os mais utilizados atualmente nas indústrias. Confira a seguir mais sobre cada processo e suas respectivas aplicações:

Soldagem com Eletrodo Revestido

Devido à sua versatilidade, a solda com eletrodo revestido é um dos tipos de soldagem mais utilizados no setor industrial, principalmente na soldagem de estruturas metálicas e na montagem de diversos equipamentos, indicada para a solda de aços e também utilizada em serviços subaquáticos. Além disso, também pode ser aplicada em uma grande variedade de materiais, como ferro fundido, alumínio, cobre, níquel, entre outros.

Soldagem TIG

A soldagem TIG utiliza um processo com eletrodos de tungstênio em atmosfera de gás inerte, um processo de soldagem a arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não-consumível e a peça a ser soldada. Um dos processos de soldagem mais difíceis de serem operados, a soldagem TIG é muito eficiente, podendo ser aplicada em qualquer tipo de metal conhecido.

Soldagem MIG

Muito popular atualmente, a soldagem MIG é um processo semiautomático, aplicado geralmente em oficinas de fabricação e manufatura automotiva, além de diversos tipos de fábricas. Com produção rápida e facilidade de uso, oferece baixo custo e uma qualidade final superior do que outros tipos de soldagem industrial, além de apresentar baixa distorção das peças.

Soldagem Oxigás

O processo de soldagem Oxigás usa energia para produzir calor e fundir o material de base, utilizando um metal de enchimento e uma chama produzida pela ponta do maçarico. É geralmente aplicado em operações de conserto, peças mais finas e em tubos de pequeno diâmetro, além de ser utilizado para outros metais como zinco, latão, chumbo e alumínio. Com equipamento portátil e de manuseio simples, é um tipo de soldagem de baixo custo e muito versátil.

EKTOR Engenharia: referência em soluções e serviços industriais

Acesse hoje mesmo o site da EKTOR Engenharia e conte com profissionais altamente capacitados e equipamentos de última geração para garantir os resultados que você tanto deseja na sua indústria ou construção. Oferecemos as melhores soluções e serviços de manutenção mecânica, refratários, isolantes térmicos, proteção passiva, montagem de tubulações e muito mais, atendendo suas demandas industriais de forma eficiente e segura. Clique aqui para entrar em contato com nossa equipe de atendimento e saber mais sobre os serviços da EKTOR Engenharia, a solução que sua indústria precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *