Procedimentos para alpinismo industrial

O alpinismo industrial é fundamental para que trabalhadores alcancem locais de difícil acesso e que não disponham de estruturas de apoio, como elevadores ou plataformas de elevação. Um dos melhores métodos alternativos para montagens, manutenções e inspeções de estruturas industriais e prediais, o alpinismo industrial permite aos profissionais que executem subidas e descidas com livre movimentação, com equipamentos de fixação das cordas onde não existam pontos que permitam a ancoragem das mesmas.

+ Sustentabilidade dentro da indústria

Entre as aplicações mais comuns do alpinismo industrial, estão a manutenção, inspeção, construção e reabilitação de edifícios, pontes, viadutos, barragens, torres de transmissão, estruturas metálicas, além de torres, chaminés, edifícios, tanques e outras instalações industriais. Serviços como limpeza, pintura, soldagem, reparação, corte, manuseio de materiais pesados e decapagem podem ser realizados por profissionais com acesso por cordas, utilizando procedimentos e equipamentos específicos para tais funções.

E quais são as vantagens que o alpinismo industrial oferece? Entre elas, estão a otimização do tempo, redução de custo operacional, acesso facilitado a locais onde estruturas de apoio não conseguem chegar e também maior velocidade de mobilização, trazendo mais rapidez às obras e serviços. Além disso, reduz o risco de acidentes, em razão da qualificação e maior adesão dos trabalhadores à utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

+ Entenda a importância da limpeza de caldeira

Segurança

A segurança do alpinismo industrial está diretamente ligada a uma série de cuidados e equipamentos de segurança, além de qualificação e capacitação adequada dos profissionais que irão executar os serviços em altura. Confira a seguir os principais equipamentos de segurança utilizados no alpinismo industrial:

  • Ancoragem
  • Conectores
  • Cordas
  • Cinto de segurança
  • Cinto de segurança tipo Cadeirinha
  • Trava Queda
  • Trava Queda Retrátil
  • Polia
  • Escadas
  • Talabarte de segurança

Além dos equipamentos citados acima, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é essencial para garantir a segurança de todos os trabalhadores. A Norma Regulamentadora 35, ou NR 35, determina os requisitos básicos de proteção para os trabalhos em altura, reunindo todas as informações vitais para planejamento, organização e execução deste tipo de serviço.

+ Regras de Ouro: A cultura de segurança dos processos da Ektor Engenharia

Linha de vida

A linha de vida é um equipamento que proporciona segurança e previne a queda dos profissionais que executam os trabalhos em altura. Existem diversos modelos, como a linha de vida horizontal, vertical, pórticos de linha de vida, pontos de ancoragens e linhas de vida provisória. Permitindo que o profissional se movimente com total segurança e facilidade, os equipamentos possuem padrão em conformidade, além da NR 35, com a norma ABNT NBR 16325 – 1 e 2.

+ Ektor Engenharia: a marca de segurança e qualidade em seu projeto!

Ektor Engenharia: as melhores soluções industriais

Para contratar serviço de alpinismo industrial e muitos outros como manutenção mecânica, refratários, isolantes térmicos, proteção passiva e montagem de tubulações, fale com a Ektor Engenharia e conte com o melhor para sua empresa. Profissionais altamente capacitados e equipamentos de última geração para garantir os resultados que você tanto deseja — clique aqui para entrar em contato com nossa equipe de atendimento e saber mais sobre os serviços da Ektor Engenharia, a parceria que vai transformar sua indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *